A CBGE, sigla para Confederação Brasileira de Games e Esports, é a represetante oficial do esporte eletrônico no Brasil perante a Global Esports Federation (GEF) e outros organismos internacionais, e existe com a finalidade de planejar, difundir, fomentar, organizar, coordenar, dirigir e regulamentar, em todo território nacional, a prática do desporto e do paradesporto eletrônico.
A CBGE é uma entidade de natureza privada e sem fins lucrativos fundada em 20 de março de 2019. Do mesmo modo que confederações de outros esportes, como a CBF para o futebol e a CBV para o vôlei, também privadas e sem fins lucrativos, a CBGE objetiva a promoção do esporte eletrônico no Brasil, bem como a sua regulamentação e o seu reconhecimento perante o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A CBGE também tem importe participação na Frente Parlamentar em Prol dos Esportes Eletrônicos e Games.
A GEF, cujo nome pode ser traduzido para "Federação Internacional de Esports", é o órgão internacional que visa promover o esporte eletrônico internacionalmente, bem como reunir atletas e integrar esportes com e-sports e tecnologia. Além da CBGE, a GEF conta com mais de 90 federações membras, tendo sua sede Singapura.
Também conhecido como esporte eletrônico ou ciberesporte, os e-sports são competições entre jogadores de diversas modalidades de jogos eletrônicos, como MOBA, luta, RTS, FPS e outros. O esporte eletrônico independe de plataformas, isto é, incluem-se na categoria os jogos de computador, de console, de arcades e, inclusive, de celulares.
Sim. Elas são promovidas por diversas entidades - como a própria CBGE - e, depois de muitos anos de crescimento e popularização, hoje contam com grande visibilidade na mídia, premiações, patrocínios e times profissionais. Você pode acompanhar os eventos promovidos pela CBGE na seção de eventos do nosso site.
A CBGE conta com o apoio de diversas federações regionais (você pode conferir todas as que estão filiadas conosco no nosso Portal da Governança), mas mesmo para localidades que ainda não contam com instituições próprias, ainda é possível para os atletas e equipes fazerem as filiações e participarem de eventos diretamente pelo nosso site.
Se você quer se tornar um atleta federado e participar de times, de torneios oficiais e de rankings nacionais e regionais, bem como usufruir de benefícios como as nossas workshops e ser convocado para seleções, é possível se filiar como atleta ou como equipe na CBGE e nas federações regionais de cada estado.
A CBGE publica em seu site e nas mídias sociais todos os eventos que promove e os transmite em seu canal da Twitch (disponível também no site). Como atleta federado, você também recebe acesso a uma agenda exclusiva.

Ainda com dúvidas? Conheça um pouco sobre nós ou acesse o nosso contato!