A Global Esports Federation (GEF) promove diálogo global para aumentar a consciência e impulsionar a inovação nas esferas da inteligência artificial (IA), apoiando a saúde e o bem-estar, a igualdade de gênero e o futuro da educação.

A GEF publicou nesta terça-feira um artigo comentando a relevância da atuação da sua Comissão de Digital, Tecnologia, Inovação e Esports Ativos (DTIA) na construção de um futuro que tende a convergir dois mundos: esportes e e-sports.

Segundo o artigo, o caminho para este cenário é acelerado pelo avanço das tecnologias imersivas para jogos, e a Comissão de DTIA, co-presidida pelo presidente e CEO da OverActive Media, Chris Overholt, e pelo presidente e fundador da Associação de Esports da Singapura (SGEA), Chong Geng Ng, tem papel chave na inovação digital relacionada aos e-sports e no suporte às iniciativas que miram a convergência rápida entre os esportes e os e-sports.

Chris Overholt e Chong Geng Ng

Da esquerda para a direita: Chris Overholt e Chong Geng Ng.

O artigo ainda destaca a importância da Comissão em assegurar a legitimidade dos e-sports e em proteger a sua comunidade, facilitando diálogos e apoiando inovações em variados setores relacionados. Veja algumas falas dos presidentes:

"O futuro dos esportes e entretenimento reside na interseção de jogos, esportes, música e tecnologia. As propriedades e organizações esportivas de maior sucesso serão aquelas que se adaptam melhor e mais rapidamente a essa nova realidade da cultura de mashup. As vozes principais em nossa comissão estão trabalhando duro para liderar a mudança digital necessária para atrair públicos maiores e bases de fãs mais jovens."

- Chris Overholt

Nossa nova realidade é que esportes eletrônicos, esportes tradicionais e jogos estão convergindo rapidamente, acelerados pelo desenvolvimento significativo em tecnologias de realidade estendida (XR) - criando novas oportunidades para os esportes envolverem seus milhões de participantes e fãs no novo e evoluído mundo digital. A Global Esports Federation e nosso parceiro de tecnologia interativa, Refract, estão ajudando a criar uma ponte de conhecimento compartilhada entre a poderosa história e os fundamentos do esporte tradicional e o crescimento dinâmico dos esportes eletrônicos.

- Chong Geng Ng

Veja a matéria da GEF na íntegra aqui.