Em seu curto tempo de existência, a CBGE já foi responsável por grandes feitos no setor de e-sports do Brasil e organizou grandes campeonatos de abrangência nacional e internacional. Conheça um pouco mais sobre nós e a luta pela regularização e pelo reconhecimento do esporte eletrônico no Brasil e no mundo!
Sumário
• A CBGE
• Um Breve Histórico
• Atuação Regional
• O Esporte Eletrônico
• A Inclusão no Esporte Eletrônico
• Parceria e Reconhecimento Global
A Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) é a representante oficial do esporte eletrônico no Brasil perante a Global Esports Federation e outros órgãos internacionais, sendo uma entidade de natureza privada e sem fins lucrativos.
A CBGE tem como objetivo o fomento e a regulamentação do desporto e do paradesporto eletrônico no Brasil, além de promover a inclusão digital e "gameficada" - alavancando iniciativas culturais e educacionais - e trabalhar conjuntamente com as entidades municipais e estaduais de administração do desporto, no que concerne o desenvolvimento do esporte eletrônico brasileiro como um todo.
Um Breve Histórico
Fundada em 2019, a Confederação atua em diversas funções, não apenas criando pontes entre os setores privado e público, mas também buscando melhores regulamentações para a área. No mesmo ano de sua fundação, a CBGE foi responsável por planejar e por pôr em prática o Brasil Esport Fórum, evento em que foram realizados diferentes painéis e palestras com a inteção de difundir o conhecimento especializado sobre o mercado e as modalidades do setor.
Brasil Esports Fórum no Hotel Marriot Copacabana em 2019
Ainda em 2019, a CBGE organizou o Campeonato Sul-americano de League of Legends, foi um dos 46 países a selecionar e enviar um representante nacional para competir no Esports World Championship de PES na Coréia do Sul e encabeçou a organização da Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games - a qual veio a se instalar oficialmente em 2020.
Em janeiro de 2020, enquanto a crise de COVID-19 ainda não havia se espalhado pelo mundo e transformado-se em pandemia, a CBGE e a Frente Parlamentar assinaram um importante acordo de cooperação técnica com o Cinturão Asiático em X'ian, na China.
Acordo de cooperação em X'ian (2019)
Apesar da pandemia e da necessária suspensão de todos os eventos presenciais, a CBGE superou inúmeros obstáculos e continuou operante, realizando grandes eventos online, entre eles seminários e torneios, como o Campeonato Nacional de Free Fire, o South America Week Challenge - de abrangência internacional - e o webinar America's eSports Challenges and Opportunities.
Atuação Regional
A CBGE ainda possui grande foco no apoio a campeonatos de âmbito estadual e às suas federações filiadas, as quais produziram eventos excelentes e muito bem-sucedidos em 2019 e 2020, como o e-Serigy ao início de fevereiro, no Sergipe, e as Rainhas do Clutch em novembro, no Rio de Janeiro.
E-Serigy 2020 no início de fevereiro. Unit foi a equipe campeã do evento.
Indoor games na Bahia em 2019, promovido pela FEBAEE.
Você pode conferir todas as federações filiadas no nosso Portal da Governança.
O Esporte Eletrônico
Entendem-se por e-sports, esportes eletrônicos ou ciberesportes as atividades competitivas realizadas através de dispositivos como computadores, consoles e telefones celulares. Dentro da categoria enquandram-se jogos de modalidades como MOBA, RTS, FPS e outros, e seus competidores são também atletas.
Atleta disputa uma partida de League of Legends em campeonato na Bahia
Antes dos anos 2000, os torneios e campeonatos estavam majoritariamente relacionados a amadores e a audiências de nicho, porém a recente ascensão da indústria do esporte eletrônico e o constante crescimento do público consumidor deste mercado criou a necessidade não apenas da profissionalização dos jogadores, mas também da regulamentação do setor.
Jogadores disputam a maior pontuação em Space Invaders em 1981. Imagem: Newscom.
Torneio de Starcraft em 1998 na Coréia do Sul. Imagem: Kai Hendry.
Plateia observa o telão da arena do Staples Center (Los Angeles) nas finais do campeonato mundial de League of Legends em 2016. Imagem: Patar Knight.
Atualmente, os e-sports ainda são assunto de debate quanto ao seu reconhecimento em comitês olímpicos, mas já contam com grandes instuições - como a GEF e federações nacionais - e gigantescos projetos ao seu lado, já que, assim como os demais esportes, são objetos tanto de lazer - de bilhões de pessoas - quanto de grande competições profissionais de abrangência mundial. Com isso, o mundo viu o surgimento de associações, entidades públicas e federações relacionadas aos e-sports, além de uma maior inserção do esporte eletrônico nas grandes mídias - como em grandes canais de esportes - nos últimos anos, sem contar com o enorme crescimento das plataformas de streaming, lar na internet de inúmeros atletas do esporte eletrônico.
A Inclusão no Esporte Eletrônico
Com o aumento do acesso à internet e a popularização de dispositivos eletrônicos, os e-sports vêm atingindo desde as camadas mais jovens até a terceira idade, consolidando-se como um esporte acessível e independente de nichos.
A CBGE trabalha com igualdade, diversidade e inclusão como valores base da sua instituição, alinhada aos interesses da Global Esports Federations em desenvolver estes princípios, observando-se ainda sua parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para promovê-los.
Parceria e Reconhecimento Global
Além de importantes acordos e do reconhecimento internacional, a relação entre a Confederação Brasileira de Games e Esports e a Global Esports Federation vai além, com a integração da CBGE à nova campanha da GEF, a World Connected Series, que, além do webinar ocorrido no início de 2021 e outros eventos sobre a atualidade e o futuro dos e-sports, incluirá a participação de equipes brasileiras nos torneios mundiais de Cingapura, Istambul e Riade neste e nos próximos anos.
Brasil tem vagas garantidas para as próximas edições da Global Esports Games
A Global Esports Federation é a principal entidade internacional responsável pela organização dos e-sports no mundo e pela integração entre as diversas federações nacionais do setor no planeta, além de encabeçar importantes parcerias globais no setor privado. A organização lançou em 2020 o #worldconnectedseries visando a integração e ampliação da comunidade internacional de games e e-sports baseadas nos valores de igualdade, fair play, diversidade, inclusão e inovação.
A CBGE está desde a sua fundação filiada a GEF e é reconhecida por ela como a instituição brasileira representante dos e-sports nacional e internacionalmente.
Atualmente, a Global Esports Federation conta com mais de 115 parcerias internacionais, entre elas, mais de 90 federações membras ao redor do mundo. Confira a lista de parceiros da GEF!
-
Ficou com dúvidas? Acesse o nosso FAQ!