Comissão foi criada nesta quarta e será presidida pelo psicólogo do esporte Dr. João Ricardo Cozac, que carrega consigo quase três décadas de experiência na área.

Os últimos anos contaram com um aumento expressivo na abordagem de temas relativos à saúde mental no esporte brasileiro. Projetos de leis surgiram para tornar obrigatória a assistência psicológica aos atletas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) aumentou sua cobrança sobre federações e confederações para que o tema seja priorizado e clubes cada vez mais investem na psicologia do esporte como fator decisivo no desempenho dos seus atletas.

Atenta às mudanças e preocupada em tratar desta importante questão no cenário dos e-sports, a CBGE instituiu nesta quarta-feira a sua Comissão de Psicologia do Esporte, Saúde e Bem Estar. A equipe será responsável por estudar e monitorar diversos aspectos do tema no contexto do esporte eletrônico brasileiro, bem como desenvolver trabalhos e pesquisas científicas na área e prestar assessoria a clubes, equipes e praticantes do esporte eletrônico. Palestras, oficinas e outros eventos também estão previstos nas atividades da Comissão.

O coordenador nomeado para liderar a Comissão é o Prof. Dr. João Ricardo Cozac, psicólogo formado pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie, Doutor em Ciências do Esporte pelo Laboratório de Psicossociologia do Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP - onde é pesquisador - e Pós-Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP.

Foto do Professor Doutor João Ricardo Cozec

Dr. João Ricardo Cozec

Atualmente Presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte e Diretor Clínico na empresa CEPPE (Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte), Cozac atuou como psicólogo do esporte em equipes de base e profissionais de grandes clubes de futebol (Palmeiras, Goiás, Corinthians e Cruzeiro) e em equipes de e-sports (MIBR, Vivo Keyd e B4), além de ser autor de cinco livros e de centenas de artigos jornalísticos sobre a área.

O Dr. Cozac já havia participado em reunião da Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados neste dia 14 como convidado, juntamente ao Presidente da CBGE. O tema levado ao debate foi a profissionalização do esporte eletrônico, pauta amplamente defendida pela CBGE.

Captura da reunião online da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

Reunião da Comissão do Esporte no dia 14 de junho

A nova comissão é a primeira de três que devem compor a nova força de apoio ao Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Games e Esports.