CBGE

logo-menu

O Esporte Eletrônico

Entendem-se por e-sports, esportes eletrônicos ou ciberesportes as atividades competitivas realizadas através de dispositivos como computadores, consoles e telefones celulares. Dentro da categoria enquandram-se jogos de modalidades como MOBA, RTS, FPS e outros, e seus competidores são também atletas.
Atleta disputa uma partida de League of Legends em campeonato na Bahia

Antes dos anos 2000, os torneios e campeonatos estavam majoritariamente relacionados a amadores e a audiências de nicho, porém a recente ascensão da indústria do esporte eletrônico e o constante crescimento do público consumidor deste mercado criou a necessidade não apenas da profissionalização dos jogadores, mas também da regulamentação do setor.

Jogadores disputam a maior pontuação em Space Invaders em 1981. Imagem: Newscom.
Torneio de Starcraft em 1998 na Coréia do Sul. Imagem: Kai Hendry.
Plateia observa o telão da arena do Staples Center (Los Angeles) nas finais do campeonato mundial de League of Legends em 2016. Imagem: Patar Knight.

Atualmente, os e-sports ainda são assunto de debate quanto ao seu reconhecimento em comitês olímpicos, mas já contam com grandes instuições – como a GEF e federações nacionais – e gigantescos projetos ao seu lado, já que, assim como os demais esportes, são objetos tanto de lazer – de bilhões de pessoas – quanto de grande competições profissionais de abrangência mundial. Com isso, o mundo viu o surgimento de associações, entidades públicas e federações relacionadas aos e-sports, além de uma maior inserção do esporte eletrônico nas grandes mídias – como em grandes canais de esportes – nos últimos anos, sem contar com o enorme crescimento das plataformas de streaming, lar na internet de inúmeros atletas do esporte eletrônico.

A Inclusão no Esporte Eletrônico

Com o aumento do acesso à internet e a popularização de dispositivos eletrônicos, os e-sports vêm atingindo desde as camadas mais jovens até a terceira idade, consolidando-se como um esporte acessível e independente de nichos.

A CBGE trabalha com igualdade, diversidade e inclusão como valores base da sua instituição, alinhada aos interesses da Global Esports Federations em desenvolver estes princípios, observando-se ainda sua parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para promovê-los.

Rolar para cima