
O Esporte Eletrônico
Entendem-se por e-sports, esportes eletrônicos ou ciberesportes as atividades competitivas realizadas através de dispositivos como computadores, consoles e telefones celulares. Dentro da categoria enquandram-se jogos de modalidades como MOBA, RTS, FPS e outros, e seus competidores são também atletas.

Antes dos anos 2000, os torneios e campeonatos estavam majoritariamente relacionados a amadores e a audiências de nicho, porém a recente ascensão da indústria do esporte eletrônico e o constante crescimento do público consumidor deste mercado criou a necessidade não apenas da profissionalização dos jogadores, mas também da regulamentação do setor.



Atualmente, os e-sports ainda são assunto de debate quanto ao seu reconhecimento em comitês olímpicos, mas já contam com grandes instuições – como a GEF e federações nacionais – e gigantescos projetos ao seu lado, já que, assim como os demais esportes, são objetos tanto de lazer – de bilhões de pessoas – quanto de grande competições profissionais de abrangência mundial. Com isso, o mundo viu o surgimento de associações, entidades públicas e federações relacionadas aos e-sports, além de uma maior inserção do esporte eletrônico nas grandes mídias – como em grandes canais de esportes – nos últimos anos, sem contar com o enorme crescimento das plataformas de streaming, lar na internet de inúmeros atletas do esporte eletrônico.